A Oferenda de Mandala para Requisitar Ensinamentos

Antes de se receber um ensinamento, é importante pedi-lo com a oferenda do mandala. E ao fazê-lo é importante compreender o significado dos versos que recitamos com esta oferenda:

Ao dirigir e oferecer aos campos búdicos esta base, ungida com águas aromática, espagida com flores e ornada com o Monte Meru, quatro ilhas, um sol e uma lua, que todos aqueles que vagueiam possam ser levados às terras puras. Om idam guru ratna mandala -kam nir-yatayami. A vós, preciosos gurus, eu vos envio este mandala.

Este versículo, onde pensamos em termos de um campo búdico, de uma terra pura, e rezamos para que todos possam participar nela, é um pouco difícil de entender, não é? Primeiro, precisamos de compreender o que é um campo búdico ou uma terra pura. É um lugar onde tudo é conducente ao estudo e prática do Dharma durante as vinte e quatro horas do dia. Você não tem que trabalhar, não precisa de comer, não precisa dormir, não tem que pagar aluguel, não precisa ir ao banheiro – você não precisa de fazer nada para além de estudar e praticar o tempo todo. Não é um lugar em que você vai relaxar à volta da piscina e jogar cartas o dia inteiro.

Os campos búdicos estão cheios de arya bodhisattvas, os bodhisattvas que tiveram uma cognição não-conceitual do vazio, e, neles, eles são ensinados por formas Sambhogakaya de Budas, formas físicas em que os Budas se manifestam e fazem pleno uso dos ensinamentos Mahayana.

Isto é o que acontece nos campos búdicos da Terra Pura. Contudo, a nível mais profundo, campo búdico da Terra Pura se refere ao nível de luz clara da mente, que é o nível mais sutil da mente, quando realizado por um arya bodhisattva. E, realmente, como seria maravilhoso se não tivéssemos que fazer nada, exceto praticar e aprender mais, e tivéssemos o estado de espírito e as situações mais conducentes a tal.

Assim, quando fazemos a oferenda do mandala, o que nós queremos é imaginar que este é o tipo de situação em que nos encontramos, e que nossas mentes estão no estado mais propício, e que todo mundo é capaz de compartilhar este tipo de condição para poder estudar. É neste contexto que pedimos ensinamentos, imaginando que tudo é perfeito, tudo é propício. Na verdade, com este verso estamos dizendo: "Estou totalmente aberto e preparado para receber os ensinamentos, e que todos possam também assim estar." Esta é a essência da oferenda do mandala no pedido de ensinamentos.

Se estiver muito calor ou se estivermos com fome e assim por diante, tentamos ignorar tudo isso com o forte desejo de nos livrarmos disso, de modo a podermos ouvir corretamente e não nos distrairmos com essas coisas. No verso da oferenda do mandala nós oferecemos o Monte Meru, os quatro mundos-ilha, etc, e estes representam o nosso atual mundo e situação comuns, como, por exemplo, estar muito calor ou muito frio. Ao oferecê-los, estamos indicando não só a nossa vontade de dar tudo que existe no mundo a fim de receber os ensinamentos, como também, mais profundamente, estamos oferecendo aos Budas o mundo comum inteiro e pedindo que este seja transformado numa terra pura. Assim, na realidade, a oferenda do mandala pertence na verdade ao tipo de prática de limpeza das atitudes – transformar circunstâncias negativas em positivas. Seja qual for a situação difícil que possamos ter no nosso centro budista, na sala dos ensinamentos ou nas nossas vidas em geral, nós a transformamos em nossas mentes. Imaginamos que agora estamos no campo b údico, numa terra pura, e estamos prestes a receber os ensinamentos. Então, neste contexto, um campo búdico da Terra Pura é na verdade um estado de espírito. Nós não pensamos nisso em termos de algum paraíso algures noutra galáxia.

Assim, a oferenda do mandala no pedido de ensinamentos é uma prática muito profunda que não deve ser banalizada. Embora possa ser feita formalmente com uma placa do mandala, com anéis, etc, como menciona o versículo, também a podemos fazer com o mudra, o gesto adequado das mãos, ou até sem qualquer representação do Monte Meru e dos quatro mundos-ilha.

Mas, independentemente da forma em que fazemos a oferta, é importante antes passarmos uns minutos tentando acalmar nossas mentes e tentar imaginar que estamos num campo búdico da Terra Pura. Então, nesse estado, façam a oferenda do mandala. E lembrem-se, não estamos querendo ser os únicos ali no campo búdico ou no estado mental de clara luz, ou querendo receber ensinamentos privados por sermos muito importantes e especiais; façam a oferenda com o forte desejo de que toda a gente lá esteja e receba também este ensinamento.

Top